Busca rápidaX

MANCHETES

Pronto Atendimento do Hospital Unimed Noroeste volta a estrutura única

9 de abril de 2021

A estrutura do Pronto Atendimento do Hospital Unimed Noroeste/RS, em Ijuí, volta a ser unificada a partir desta sexta-feira, 08, mantendo áreas distintas para acolher pacientes com sintomas compatíveis à Covid-19 e aqueles que apresentam outras manifestações clínicas. Tal medida foi criteriosamente avaliada pela equipe técnica, que permanece atenta ao cenário instável provocado pela pandemia do novo Coronavírus. Por alguns meses, o atendimento ambulatorial e de emergência havia sofrido modificações devido à elevada demanda relacionada à doença.

“Embora a redução da procura por atendimento emergencial, é importante frisar que a pandemia não acabou. A população deve continuar seguindo os protocolos de segurança para evitar o retorno a período crítico como o que vivemos até poucos dias. Os números reduziram, mas pacientes com quadros graves seguem internados e continuam chegando à nossa instituição diariamente”, alerta o diretor técnico do Hospital Unimed Noroeste/RS, médico Marcelo Brum Miron.

No mês de março, no total 1.245 pacientes procuraram pelo Pronto Atendimento com sintomas respiratórios compatíveis com a Covid-19 (média de 40 atendimentos/dia). Esse número representa quase o dobro de atendimentos em comparação ao início do ano (em janeiro foram 642). Na recente melhora deste cenário, a média diária de atendimentos nos sete primeiros dias de abril é de pouco mais de 20 pacientes. “Essa redução apresentada nos permitiu reaver a adequação do Pronto Atendimento mesmo modificando algumas rotinas para garantir um local seguro a todos os pacientes e aos profissionais”, explica Miron. Há uma queda também nos números de internações clínicas e de terapia intensiva na UTI Adulto, “porém, isso não configura ainda uma estabilidade definitiva da situação da pandemia”, reforça.

Em diferentes momentos durante a pandemia, a área própria do Pronto Atendimento era utilizada somente para casos compatíveis com a Covid-19, enquanto pessoas com outras patologias e sintomas eram direcionadas à estrutura preparada junto ao Centro de Diagnóstico por Imagem, que agora também retoma gradativamente a sua normalidade. Esta revisão do Plano de Contingência, contudo, não representa flexibilização quanto às medidas restritivas de circulação no ambiente hospitalar. As visitas seguem proibidas, sendo permitida apenas a troca de acompanhante a pacientes em áreas de internação não relacionadas à Covid-19. Há restrição também no acesso às Unidades de Terapia Intensiva, com orientações específicas aos familiares. Os procedimentos cirúrgicos também devem ser retomados de forma gradual.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unimed Noroeste
error: Conteúdo protegido!