Busca rápidaX


MANCHETES

Prorrogada campanha de vacinação contra febre aftosa e região de Ijuí registra 54% de imunização

30 de novembro de 2018

A campanha de vacinação de bovinos e bubalinos com até dois anos de idade contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul foi prorrogada até dia 10 de dezembro. O prazo, que iniciou dia primeiro deste mês, terminaria hoje, porém foi estendido, especialmente em razão da falta de vacinas nas agropecuárias credenciadas a vender o produto.

Em Ijuí também há falta de medicamentos, o que deve ser regularizado na próxima segunda-feira. Isso acontece porque as distribuidoras não estão adquirindo muitas vacinas, visto que no próximo ano, se houver novamente imunização, os medicamentos vão ser de 2 ml e não 5 ml como ocorre atualmente. Com isso, as empresas não querem ficar com vacinas em estoque que não vão ser utilizadas.

Dentre os 29 municípios da Coordenadoria Regional da Agricultura, com sede em Ijuí, a média de imunização contra a febre aftosa está em 54% dos animais. Precisam ser vacinados em torno de 118 mil bovinos e bubalinos. Especificamente em Ijuí a média de vacinação também está em 54%, mesmo percentual que Bozano. O município de Humaitá apresenta o maior índice vacinal na Coordenadoria de Agricultura de Ijuí, com 71%.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí