Busca rápidaX


MANCHETES

Próximo Prefeito de Ijuí terá grande aumento de recursos graças a Loja Havan

15 de dezembro de 2019
Grande movimento na Loja Havan de Ijuí no dia da sua inauguração. Foto: Facebook.

O próximo Prefeito que irá administrar o Município de Ijuí entre 2021-2024 terá um grande aumento no orçamento a partir de 2021. E uma das principais responsáveis será a Loja Havan, recém inaugurada no dia de ontem, 14.

Isto se deve a fórmula utilizada pelo Governo do Estado na repartição do ICMS entre os municípios gaúchos. O rateio na arrecadação do ICMS é definido por uma série de critérios designados em lei. O fator de maior peso é a variação média do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que responde por 75% da composição do índice. O VAF é calculado pela diferença entre as saídas (vendas) e as entradas (compras) de mercadorias e serviços em todas as empresas localizadas no município.

Para evitar variações decorrentes de desastres naturais, o valor final para um próximo exercício (2019) é obtido pela média dos dois anos anteriores (2016 e 2017) ao cálculo. Outras variáveis e seus pesos correspondentes são: população (7%), área (7%), número de propriedades rurais (5%), produtividade primária (3,5%), inverso do valor adicionado “per capita” (2%) e pontuação no Programa de Integração Tributária – PIT (0,5%).

Desta forma, a Havan de Ijuí poderá se tornar uma das maiores contribuintes municipais. Baseado em estimativas e expectativas, apenas em retorno de ICMS para Ijuí, a Havan poderá trazer mais de R$12 milhões em recursos ao ano. E este valor pode aumentar ainda mais, conforme o desempenho da loja. A empresa de Luciano Hang é a que mais gera retorno de ICMS para diversos municípios, entre eles Balneário Camboriú, que possuía uma loja (na data da divulgação dos maiores retornos de ICMS), mas já teve uma segunda unidade inaugurada.

Hang projeta um faturamento total de R$12 bilhões neste ano de 2019.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí.