Busca rápidaX


Psicóloga alerta para dependência da internet na vida das crianças

21 de março de 2019

Com os tempos modernos, onde a tecnologia está em quase tudo, as crianças entre quatro e 10 anos, são as mais expostas a conteúdos impróprios na internet. A discussão mundial sobre o “MOMO” ascendeu um alerta na cabeça dos pais. O Boneco assustador aparece em vídeos, pedindo favores às crianças e sugerindo que elas se auto machuquem.

Em entrevista à Rádio Progresso, a Psicóloga Sonia Arriens Cassel, falou sobre o problema, e deu dicas aos responsáveis sobre o comportamento. “Os pais precisam impor limites aos seus filhos” afirma a Psicóloga. Segundo ela, o maior problema na relação com a tecnologia é o tempo de acesso. Para ela, crianças ficam muito tempo conectadas neste mundo virtual e assim expostas diversos crimes cibernéticos como jogos e até mesmo a exploração sexual. 

O controle dos pais nos conteúdos acessados pelas crianças é algo que precisa ser feito. Para a Psicóloga, a responsabilidade é dos provedores. A internet não pode ser culpada, nem mesmo retirada da vida das crianças, mas é necessário um controle rígido. 

Em relação aos efeitos que conteúdos impróprios possam acarretar na vida de uma criança, Sonia Arriens Cassel citou os traumas. “Muitos pais procuram ajuda profissional, pois acreditam que seus filhos estão viciados na internet, e isso é verdade” salienta a profissional. Psicólogos e Psiquiatras já tratam a compulsão pelos eletrônicos como vício, passível de tratamento, e tão devastador quanto o álcool e as drogas.

Utilizar os vídeos da internet como ferramenta de controle da criança também é errado, salienta a Psicóloga. “Muitos pais procuram a internet para distrair as crianças, o que é errado”. Jogos pedagógicos ou um passeio ao ar livre, são as melhores ferramentas para que a criança cresça com uma mente saudável, longe da compulsão tecnológica. 

Ouça a Entrevista:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.