Busca rápidaX


Quase 600 pessoas já procuraram atendimento médico com sintomas da doença diarreica aguda em Ijuí. Ouça entrevista

27 de outubro de 2021

Quase 600 pessoas já procuraram serviços de saúde em Ijuí com relatos de sintomas causados pela doença diarreica aguda. A informação foi confirmada pelo coordenador de Vigilância Sanitária de Ijuí, Ortiz Júnior. Em entrevista à Rádio Progresso nesta tarde (27), o responsável pela vigilância sanitária do município disse que o trabalho de coleta de água nos locais de maiores registros da doença deve seguir, no mínimo, até o final de Novembro.

No entanto, Ortiz acredita que o vetor principal de contaminação não seja através da água. Segundo ele, se essa fosse a principal causa, tendo em vista a quantidade de habitantes em Ijuí, milhares de pessoas já teriam relatado sintomas. O coordenador lembra que transmissão pode ocorre de diversas outras formas, como através de alimentos ou mesmo do contato., Para evitar a contaminação, Ortiz lembra da importância de manter os mesmos cuidados básicos válidos para a Covid: higienizar bem as mãos, usar máscara e álcool em gel. Sobre os locais que concentram maiores casos, estão em destaque o centro e alguns bairros de Ijuí.

O coordenador da Vigilância Sanitária lembrou da importância das pessoas manterem os cuidados básicos e, apesar de não estar comprovada a transmissão através da água, alertou para que a população fique atenta quanto a correta higienização dos reservatórios de água.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí