Nesta semana diversos ouvintes relataram à reportagem da Rádio Progresso o não recebimento das faturas de água da Corsan. Devido a pandemia a estatal precisou ajustar uma séria de medidas, entre elas, a suspensão das leituras, que vem sendo realizadas com base na média de consumo dos meses anteriores. Em Ijuí são cerca de 25 mil leituras mensais.
No entanto, também em razão da pandemia, os correios estão trabalhando com número reduzido de funcionários, já que muitos funcionários pertencem aos grupos de risco. Em razão da redução, é comum os boletos chegarem atrasados às residências dos consumidores.
Segundo Flávio Krampe, gerente da Unidade Corsan de Ijuí, nesse caso o consumidor precisa acessar a segunda via através do aplicativo Corsan ou pelo site www.corsan.com.br. Nesse endereço eletrônico também é possível resolver outras situações, como solicitação da certidão negativa de débito e consulta de extratos das últimas faturas.
Em virtude da pandemia, o atendimento presencial nos escritórios da Corsan também está suspenso. Apesar da modificação na cobrança, o contribuinte não está isento da cobrança de juros e multa por atraso no pagamento.