Busca rápidaX


R.P.I acompanha ao vivo votação da Pec que retira plebiscito para venda de estatais

23 de abril de 2019

A Rádio Progresso acompanha ao vivo de Porto Alegre, através do repórter Marcel Klein, o primeiro turno da votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 272 2019, enviada pelo governo estadual à Assembleia Legislativa. A PEC retira da Constituição obrigatoriedade da realização de plebiscito para a venda de três estatais: Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Companhia de gás do RS (Sulgás).

De acordo com o regimento interno da Casa, a proposta precisa ser aprovada em dois turnos, com três sessões plenárias entre eles. Para ser aprovada, são necessários três quintos dos votos dos parlamentares (33 votos favoráveis) em ambos os turnos.

Em entrevista à Progresso, deputados com posições diferenciadas opinaram e justificaram suas ideias. O deputado Ernani Polo, do Partido Progressista (PP), afirmou ser favorável à privatização. De acordo com ele, o Estado preciosa vender estas estatais para investir em saúde, educação e setores importantes. “O Estado não pode gerir empresas deficitárias, sem poder de investimento, e este é passo importante pra concretizar a venda de empresas públicas que hoje só dão prejuízos”, ressaltou Polo.

Já o deputado Jéferson Fernandes, do Partido dos Trabalhadores (PT), destaca sua oposição à PEC. “Se forem vender as empresas, que façam de uma forma melhor, que a população seja servida com tarifas menores. A ampla maioria dos deputados que são a favor não justificam o porque da retirada do plebiscito, o porque da privatização. A história vai cobrar deste deputados este entreguismo”, afirmou o deputado.

A Rádio Progresso continua acompanhando e trazendo informações ao vivo da Assembléia Legislativa, através do FM 92.1 e AM 690.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí