Busca rápidaX

MANCHETES

Radar estático começa a operar nesta segunda (21) em Santo Ângelo

18 de janeiro de 2019

O Departamento Municipal de Trânsito – DMT – adquiriu um Radar Estático de fiscalização de velocidade, que será operado por agentes de trânsito e pela Brigada Militar, em operações conjuntas ou isoladas. No último dia 7, o aparelho iniciou a fase de testes. Nesta segunda-feira, dia 21, o radar entra em operação de fiscalização eletrônica.

Segundo o diretor do DMT, Gerson Fernando Rodrigues, os pontos submetidos à fiscalização eletrônica são aqueles que registram os maiores índices de acidentes graves e/ou gravíssimos, atuando nas avenidas Salgado Filho, Getúlio Vargas, Ipiranga, Rio Grande do Sul, Venâncio Aires e Sagrada Família. Em todos os locais estão sendo instaladas placas de sinalização
referente à velocidade permitida pela via.

Conforme informações do Departamento de Trânsito, as vias de trânsito rápido, onde houver sinalização, a velocidade máxima será de 50 quilômetros horários (baseado no artigo 60 e 61 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB), com tolerância de até sete quilômetros além do limite permitido.

Não será efetuada multa no momento do delito, o Radar Estático vai captar imagens do veículo, com informações como placa e local e, posterior a isso, os registros serão encaminhados para o Sistema de Informação de Trânsito (SIT) no DMT. A partir deste processo, o DMT fica responsável por repassar as imagens e dados ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RS), que emitirá a notificação ou multa ao infrator.