Busca rápidaX


MANCHETES

Reaparecimento de casos de sarampo no Brasil motiva procura por vacinas em Ijuí

12 de julho de 2018

Os casos de sarampo registrados no momento no Brasil, levam muitas pessoas a procurar vacinação em ambulatórios de Ijuí. Segundo a responsável pelo setor de imunização da secretaria municipal da Saúde, Salester Ruver, também existem muitos telefonemas para saber se há o medicamento. Além disso, algumas pessoas comparecem nos postos de saúde a fim de verificar se na carteira de vacina existe registro de imunização contra o sarampo.

Salester Ruver lembra que quando a criança completa um ano de vida toma a primeira dose e a segunda com um ano e três meses. Demais pessoas podem tomar duas doses até os 29 anos. Entre 30 e 49 anos é aplicada uma dose e a partir dos 50 anos, geralmente, não ocorre vacinação contra o sarampo. Porém, na dúvida, conforme Salester Ruver, a pessoa pode se imunizar, mesmo que já tenha se vacinado.

A orientação é de imunização especialmente para quem vai viajar para regiões brasileiras com casos de sarampo, por exemplo, Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio Grande do Sul houve confirmação de oito casos da doença. A ocorrência mais próxima foi em São Luiz Gonzaga, de uma pessoa que viajou para a Europa, portanto, caso importado.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí