Busca rápidaX

Rede Globo teria pago R$ 450 mil em propina para Lula, sugere TV Record

29 de dezembro de 2019
CURITIBA, PR, 26.04.2019: LULA-ENTREVISTA - O ex-presidente Lula concede entrevista exclusiva à Folha e ao jornal El País, na sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde o petista está preso, nesta sexta-feira. (Foto: Marlene Bergamo/Folhapress)

A Rede Record sugere em matéria divulgada, que a Rede Globo teria pago R$ 450 mil por uma palestra ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2013, de acordo com relatório da Polícia Federal do Paraná.

A tese da emissora do bispo Edir Macedo é que se houve propina na contratação de palestras do ex-presidente Lula pela Odebrecht, por consequência, também houve pagamento de propina pela Globo ao petista.

O inquérito que indicia o petista afirma que Infoglobo Comunicação e Participações, do Grupo Globo, pagou R$ 450.132,41 para o Instituto Lula por meio da empresa Lils Palestras e Eventos LTDA. Mas a Record, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, sugere que se tratou de propina disfarçada de doação.

A PF afirma que o repasse da empresa do Grupo Globo corresponde a apenas 1,6% dos mais de R$ 28 milhões verificados no registro de movimentações bancárias em favor da companhia do ex-presidente entre julho de 2011 e janeiro de 2016.

A Infoglobo diz que participa de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento e a promoção do Rio de Janeiro e ressalta que, em 2013, “apoiou a Fecomércio-RJ na realização de um seminário sobre o Mapa do Comércio no Estado do Rio”. “Além de divulgar o evento em seus jornais, a Infoglobo arcou com os custos dos palestrantes, inclusive do ex-presidente Lula”, afirma a empresa do Grupo Globo.

Apesar de a TV Record sugerir que se houve propina nas palestras da Odebrecht também ocorreu na da Globo, o advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins, contestou veementemente o inquérito da PF:

“O indiciamento é parte do Lawfare promovido pela Lava Jato de Curitiba contra o ex-presidente Lula e não faz nenhum sentido: as doações ao Instituto Lula foram formais, de origem identificada e sem qualquer contrapartida. À época das doações Lula sequer era agente público e o beneficiário foi o Instituto Lula, instituição que tem por objetivo a preservação de objetos que integram o patrimônio cultural brasileiro e que não se confunde com a pessoa física do ex-presidente.”

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Blog Esmael Morais. https://www.esmaelmorais.com.br/2019/12/rede-globo-teria-pago-r-450-mil-em-propina-para-lula-sugere-tv-record/

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!