Busca rápidaX

Redução de internações foi determinante para região de Ijuí evoluir à bandeira laranja sobre Covid-19

4 de setembro de 2020
Hospital de Caridade de Ijuí. Foto: assessoria de imprensa

A região 13, de Ijuí, evoluiu no sistema de distanciamento controlado sobre Covid-19 do governo estadual e foi pré indicada para a bandeira laranja à próxima semana. O anúncio da prévia das bandeiras para a próxima rodada do distanciamento ocorreu no início da noite de hoje.

Com isso, a região 13 vai passar da atual bandeira vermelha, de alto risco, para a classificação laranja, de risco médio para o novo coronavírus. Pelas normas do Estado, quando há evolução nas bandeiras, a partir da zero hora do dia seguinte da classificação prévia, automaticamente passam a vigorar nos municípios as regras da classificação mais branda.

Isso significa, por exemplo, que neste sábado o comércio de Ijuí e dos demais 19 municípios que pertencem à região 13 pode voltar a funcionar no horário habitual, mesmo que a atual semana da bandeira vermelha termine segunda-feira.

No caso de Ijuí, amanhã as empresas voltam a abrir entre 8 e 8 horas e 30 minutos, até o fim da tarde, e não das 9 às 13 horas como estava determinado. Essas regras da classificação laranja permanecerão até, pelo menos, o dia 14 de setembro, quando vai terminar o período dessa nova rodada. Restaurantes e demais segmentos também retornam com atendimento em horário mais ampliado.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio e prefeito de Pejuçara, Eduardo Buzzatti, o principal critério que favoreceu a evolução da região para a bandeira laranja foi a redução de internações em hospitais.

Óbito

No dia em que a região 13 evoluiu da bandeira vermelha para laranja, o município de Ijuí registrou o 16º óbito por Covid-19. Hoje, no final da tarde, faleceu no Hospital de Caridade de Ijuí um homem, de 72 anos, que morava no interior de Ijuí.

Além de ter siso infectado pelo novo coronavírus, o idoso era portador de diabetes, hipertensão e obesidade. Ele estava internado no HCI, em estado grave, desde o dia 17 do mês passado. Segundo o secretário de Saúde, Marco Atkinson, o município aguarda o resultado de exames de duas pessoas que faleceram nesta semana, para saber se estavam infectados com a Covid-19.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!