Busca rápidaX

MANCHETES

Reformulação da lei dos cemitérios em Ijuí permitirá concessão pública das áreas e crematório

16 de outubro de 2019

O projeto que reformula a lei dos cemitérios, em Ijuí, está praticamente pronto. Conforme o secretário municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito, Jair da Rosa (foto), agora o Executivo organiza a redação final para que após a matéria possa ser encaminhada para a Câmara de Vereadores.

Jair da Rosa comenta que o grande diferencial é que a nova legislação permite que a prefeitura possa fazer a concessão pública dos dois cemitérios administrados pelo município, ou seja, do bairro Assis Brasil e o Jardim.

Com isso, poderá haver a terceirização de todos os serviços dos cemitérios, por exemplo, em relação a sepultamentos, gestão, limpeza, dentre outros. A nova lei ainda possibilita a instalação de um crematório em Ijuí, caso tiver empresa interessada.

O secretário de Obras ijuiense também destacou que a legislação a ser reformulada vai modificar valores das taxas cobradas referentes a serviços nos cemitérios. Algumas taxas terão redução. No cemitério Jardim também poderá ser implantado um gavetário, para que os sepultamentos aconteçam na vertical e não mais no chão, como ocorre atualmente.

Porém, no momento, de acordo com Jair da Rosa, haverá concessão apenas de parte dos serviços nos cemitérios para empresas. Conforme licitação realizada recentemente, uma empresa vai assumir as funções de portaria nos cemitérios do bairro Assis Brasil e Jardim e outra o trabalho de limpeza e manutenção.

Nos dois locais, haverá atendimento de portaria das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas, nos dias de semana, também sábados domingos e feriados. A ideia é que a prestação dos mencionados serviços comecem na próxima segunda-feira. O serviço de portaria, por exemplo, vai acompanhar os sepultamentos e demais ações que as pessoas possam realizar nos dois cemitérios públicos de Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí