Busca rápidaX


MANCHETES

Região das Missões chega a 800 mortes por Covid

8 de junho de 2021

Com mais sete óbitos por Covid entre ontem e esta terça-feira, a Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santo Ângelo, registra 800 mortes em razão da doença, desde o início da pandemia, dentre os 24 municípios de abrangência. No município de Santo Ângelo houve aumento de quatro falecimentos, agora num total de 238 óbitos. Após, com maior número de óbitos aparecem São Borja, acumulado de 234; São Luiz Gonzaga, com 81; e Porto Xavier, 73 mortes.

E a Associação dos Municípios das Missões (AMM) teve reunião virtual na tarde desta segunda-feira, 07, debatendo o plano de ação para o enfrentamento da COVID-19 em seu território e, além de definir medidas para os períodos entre 8 e 11 e 14 e 17 deste mês, solicitou mais agilidade do Governo do Estado na liberação dos exames do Laboratório Central do Estado (LACEN); um programa mais efetivo para a testagem da população e acesso a dados de cada município individualmente.

O prefeito Jacques Barbosa participou da reunião online da AMM. Ele afirmou que diante da agressividade da pandemia na região, é necessário que o Governo do Estado tenha uma maior atuação junto aos municípios, acelerando a liberação dos exames encaminhados ao LACEN, permitindo que as secretarias de saúde possam, com mais celeridade, isolar os diagnósticos positivos de forma mais célere e ter números reais da pandemia em suas comunidades.

Os prefeitos também reivindicam que o Governo do Estado implante na região, um novo programa de testagem, mais ágil e preciso; e facilite o acesso aos dados de cada município, de forma individual, para uma melhor análise local no contexto da macrorregião.

MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO

Na reunião, os chefes dos executivos dos municípios decidiram por manter a amplitude das restrições já adotadas nos planos de ação anteriores para o período entre os dias 8 e 11 (terça e sexta-feira) e de 14 a 17 (segunda a quarta) deste mês. Os estabelecimentos somente poderão permitir acesso de clientes até as 21 horas com tolerância máxima de permanência até as 22 horas e, após, será permitida a tele-entrega e peque e leve, com exceção de bebidas alcoólicas, que será liberada até as 21 horas. Depois desse horário, está proibida qualquer forma de comercialização de bebidas alcoólicas.

Músicas ao vivo, tanto em bares e restaurantes ou em qualquer estabelecimento similar estão proibidas. As restrições para finais de semana e feriados ficarão sob responsabilidade de cada município, adotando as medidas de acordo com a realidade local. O decreto de Santo Ângelo deverá ser publicado entre a noite de hoje e a manhã desta quarta-feira, 09. As normas para funcionamento de cultos religiosos, clubes sociais, torneios esportivos, transporte coletivo urbano, das escolas públicas e privadas permanecem inalteradas.

REVISÃO

O Plano de Ação será revisado pelo Comitê Científico Regional e o colegiado de prefeitos em reunião agendada para o dia 17 de junho, quando será apresentado o percentual de ocupação de leitos de UTI, conforme o boletim da Secretaria de Estado da Saúde a ser divulgado no dia anterior.

Fonte: Rádio Progresso