Busca rápidaX

MANCHETES

Região de Ijuí começa ampliar segmento de agroindústrias

6 de maio de 2019
Durante a Feira de Negócios das Indústrias de Ijuí (Fenii), as agroindústrias expõe e comercializam produtos

A região de Ijuí começa ampliar a tradição de agroindústrias, o que ajuda sobremaneira as famílias na agregação de valor aos produtos, também manutenção de moradores na área rural. Em Ijuí, por exemplo, entre 2010 e 2011 havia cerca de três agroindústrias. Agora são 19, além de outras duas quase legalizadas e mais duas em início de processo de implantação.

Parte do resultado desses estruturas pôde ser verificada de quarta-feira até ontem na Fenii – Feira de Negócios da Indústria de Ijuí – no parque Wanderley Burmann, quando as agroindústrias participaram da Fecolônia.

Já no município de Nova Ramada, quarta-feira, às 14 horas e 30 minutos, haverá inauguração das duas primeiras agroindústrias, uma de panificados e outra de mandioca. As agroindústrias foram cedidas para a Associação de Agricultores Familiares de Nova Ramada.

Duas famílias trabalham na produção de panificados e seis famílias com beneficiamento de mandioca.  Os investimentos chegaram a 280 mil reais. Também poderão ser processados, nessas duas agroindústrias, mais produtos de origem vegetal, por exemplo, chimiers e conservas.

No próximo ano a prefeitura de Nova Ramada pretende investir no sistema de inspeção de produtos de origem animal para possibilitar a instalação, por exemplo, de agroindústrias de mel, ovos, embutidos e queijos.

O vice-prefeito de Nova Ramada, Élton Rehfeldt, frisa que a venda dos produtos das primeiras agroindústrias vão comercializar produtos no município e região, também no quiosque existente na localidade de Pinhal.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí