Busca rápidaX


MANCHETES

Região de Ijuí decide não recorrer de nova indicação de bandeira vermelha da Covid

20 de novembro de 2020

A região de Ijuí deverá seguir pela terceira semana consecutiva na bandeira vermelha, de alto risco para a Covid-19, do sistema de distanciamento controlado do governo gaúcho. Isso porque, no final da tarde de ontem o Estado divulgou a prévia das bandeiras para a próxima semana e pré-classificou a região de Ijuí em vermelho, situação que está em vigência desde a semana passada.

Nos últimos sete dias, a região de Ijuí teve aumento de 79% de pacientes hospitalizados por coronavírus. Além disso, foram contabilizados mais seis óbitos. Somente o município de Ijuí registrou, desde a noite do último domingo, cinco mortes por Covid-19.

Até domingo, às 6 horas, as regiões e municípios pode, apresentar recurso junto ao Estado para tentar reverter as bandeiras para classificação mais brandas. Porém, a região de Ijuí não vai recorrer para tentar a bandeira laranja, de risco médio.

O presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio e prefeito de Pejuçara, Eduardo Buzzatti, disse que essa é a posição da maioria dos 11 prefeitos da entidade. Buzzatti frisou que dificilmente o governo gaúcho vai acatar recurso, visto o grande aumento de casos de coronavírus na região.

Segundo o presidente da Amuplam, alguns municípios pensam até em endurecer mais as regras, através de decretos, para conter a pandemia. Eduardo Buzzatti alerta que nesta próxima semana a região poderá perceber novo salto em casos da Covid, por conta das liberações de circulação de pessoas que aconteceram durante o período das eleições, há pucos dias.

No município de Ijuí, se confirmar a permanência da bandeira vermelha, cujo anúncio oficial vai ocorrer segunda-feira à tarde, deverá seguir o mesmo decreto vigente, com restrição de funcionamento do comércio, restaurantes e outros segmentos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí