Busca rápidaX

Região de Ijuí participa da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios a partir desta segunda-feira

8 de abril de 2019

Mais dinheiro para as prefeituras, legislação, reforma da Previdência Social, Lei Kandir, referente à exportação, royalties do petróleo pré-sal e até segurança de barragens vão ser temas abordados de hoje até quinta-feira durante a 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Além de prefeitos, o eventro reunirá vice-prefeitos, vereadores, secretários e demais representantes de gestões municipais de todo o Brasil. Todos os 11 municípios da Amuplam – Associação de Municípios do Planalto Médio – vão estar presentes.

De Ijuí, por exemplo, haverá participação do prefeito, Valdir Heck; secretário municipal de Saúde, Josias Pinheiro; e da secretária de Planejamento, Márcia Boniatti. Os representantes do Executivo de Ijuí vão aproveitar para dar novos encaminhamentos a projetos na área da saúde.

Vão ser encaminhados documentos finais no Ministério da Saúde para transferir o Pronto Atendimento 24 horas para o prédio da UPA. Com isso, o postão da secretaria da saúde de Ijuí passará para o prédio construído defronte o ginasião, que inicialmente seria para funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento.

Essa mudança deve ocorrer no mês que vem. Ainda em Brasília, haverá requisição de dinheiro para a área da saúde mental em Ijuí e verificação de emendas parlamentares, por exemplo, para construção de ambulatórios nos bairros Herval e Modelo.

Novas pautas também fazem parte da Marcha dos Prefeitos a Brasília. Pela primeira vez, o evento na Capital Federal vai debater o fechamento dos lixões e o papel dos Ministérios Públicos Estaduais. Durante entrevista na Progresso, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, disse que a Marcha deve reunir cerca de oito mil participantes.

Destacou como um dos assuntos da programação a necessidade de que as prefeituras recebam dinheiro da produção de petróleo na camada pré-sal, pois atualmente somente são contemplados com recursos os municípios onde há poços de petróleo.

Outro tema diz respeito ao aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios em setembro deste ano. Glademir Aroldi também enfatizou que na Marcha dos Prefeitos a Confederação Nacional dos Municípios quer debater o Fundeb, que financia a Educação Básica.

Isso porque, no próximo ano vai vencer a lei do Fundeb e é urgente encaminhar a manutenção dessa legislação, até mesmo transformar num programa federal permanente. A Rádio Progresso vai estar presente na Marcha dos Prefeitos a Brasília.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí