Busca rápidaX

MANCHETES

Região de Ijuí recebe as primeiras doses de vacinas contra a Covid-19

19 de janeiro de 2021

Eram 15 horas desta terça-feira, 19, quando chegaram no aeroporto de Santo Ângelo as primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 a fim de abastecer as Coordenadorias Reginais de Saúde de Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa. A Rádio Progresso acompanhou o desembarque do primeiro lote dos imunizantes. O transporte foi feito pela aeronave do Comando Aéreo da Brigada Militar de maneira a facilitar a logística de entrega dos medicamentos. O transporte ocorreu de Porto Alegre. Antes, o avião pousou em Carazinho.

A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, recebeu 3 mil e 200 doses que vão ser distribuídas aos 20 municípios de abrangência, segundo o número de pessoas integrantes dos grupos prioritários que vão ser imunizadas nessa primeira fase da campanha. O total de doses para cada um dos 20 municípios depende do número de integrantes dos grupos prioritários, ou seja, trabalhadores da área da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid, ainda quem trabalha em urgência e emergência na saúde, indígenas e idosos que moram em instituições de longa permanência. O município de São Valério do Sul deverá levar grande parte das vacinas da Coordenadoria de Saúde de Ijuí, pois o cálculo indica entre 600 e 800 indígenas.

No município de Ijuí, a imunização contra o coronavírus vai começar amanhã (quarta-feira), às 14 horas, no Centro de Triagem Covid-19, instalado no ginasião de esportes, para profissionais da saúde que atuam no mencionado local. No início da tarde desta terça-feira, a secretaria da Saúde de Ijuí concedeu entrevista coletiva quando houve repasse de informações sobre organização para aplicar a primeira dose de vacina contra a Covid no município.

A secretaria estadual ainda não repassou para Ijuí o número exato de quantas vacinas serão destinadas para aplicação neste momento. Porém, mapeamento da secretaria municipal indica cerca de 800 pessoas, o que inclui idosos que residem em instituições de longa permanência e o grupo de profissionais da saúde na linha de frente de combate ao coronavírus. Isso inclui profissionais do SAMU, UPA, UTI dos hospitais e Centro de Triagem, por exemplo. A segunda dose da vacina será aplicada em 28 dias após essa primeira etapa.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Strassburger, ressaltou que se possível nesta semana haverá imunização de todos os profissionais de saúde. Se necessário, neste sábado, 23, também vai ser aplicado o imunizante. Já a responsável pelo setor de vacinação da pasta, Salester Ruver, enfatizou que o medicamento contra a Covid pode ter reação adversa como qualquer outra vacina. Caso a pessoa teve coronavírus e está com suspeita da patologia, deve aguardar quatro semanas para se imunizar.

A vacinação vai ser ampliada na medida em que o município de Ijuí receber mais doses do Estado. Com isso, poderão ser incluídos outros grupos prioritários, como presos, servidores do sistema prisional, funcionários de forças de segurança e salvamento e professores. os vacinadores se deslocarão até os asilos ou locais onde atuam os profissionais de saúde para aplicar a imunização. Márcio Strassburger reforçou que não haverá vacinas em ambulatórios e não adianta as pessoas se deslocarem para postos de saúde.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!