Busca rápidaX

Região de Ijuí totaliza mais de 75 mil hectares com trigo

16 de julho de 2018
Lavoura em Santa Lúcia, interior de Bozano

Os 12 municípios que compõem a área do escritório regional do IBGE, com sede em Ijuí, totalizam pouco mais de 75 mil hectares com trigo na atual safra. Jóia e Santo Augusto têm as maiores áreas. Em Ijuí são em torno de oito mil hectares, mais que a safra passada.

Os dados fazem parte do primeiro levantamento sobre a safra de inverno de 2018, através de reunião recente entre o IBGE, cooperativas e empresas do ramo agrícola. A responsável pelo escritório regional do IBGE de Ijuí, Elis Alegranzi, frisa que o rendimento médio esperado fica entre 50 e 60 sacas por hectare.

Ela observa que a canola tem se firmado como planta fundamental nas últimas safras de inverno. Neste ano, praticamente todos os municípios da região possuem a cultura. A perspectiva de produtividade é de 20 a 30 sacas por hectare.

No mesmo encontro, o escritório regional do IBGE, sediado em Ijuí, fechou os números da safra de verão deste ano. Dentre os 12 municípios de abrangência foram cultivados mais de 300 mil hectares com soja, com rendimento entre 55 e 63 sacas por hectare. Jóia teve a maior área por município, com 75 mil hectares. Em Ijuí a produtividade média ficou em 55 sacas por hectare.

Já o município de Santo Augusto contabilizou o melhor rendimento, com média de 63 sacas da oleaginosa. No tocante ao milho, Elis Alegranzi observou que a maior área da safra passada foi direcionada para silagem, visto a produção leiteira. Jóia, Augusto Pestana e Ajuricaba se destacaram com bom percentual de milho para silagem.

Compartilhar
  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
    7
    Shares
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!