Busca rápidaX

MANCHETES

Região de Ijuí volta a ser impactada fortemente com queda no preço do leite pago ao produtor

22 de julho de 2019

A oscilação no preço do leite pago ao produtor no Rio Grande do Sul volta a preocupar. A redução no preço por litro para este mês estava projetada em cinco centavos pelo Conseleite. Porém, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Augusto Pestana, Volnei Hasse, enfatiza que há registros de agricultores que recebem de 20 a 30 centavos a menos por litro de leite, em relação ao último pagamento. Na região de Ijuí, no momento, produtores recebem, em média, de R$ 1  R$ 1,40.

Ele exemplificou que em razão dessa queda no preço pago ao produtor, somente em Augusto Pestana é quase um milhão de reais a menos repassado no total, aos agricultores neste mês. Além disso, Volnei Hasse alerta que a previsão para agosto é de nova redução nos valores pagos pelo leite.

Sobre o mesmo tema, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, observa que em muitos casos o preço do leite pago para o produtor está abaixo dos custos de produção. O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul ainda frisa que o govermo federal não tomou as providências necessárias, por exemplo, com a compra de leite para baixar os estoques de mercado.

Por outro lado, Carlos Joel da Silva observa que também não houve medidas do governo brasileiro para frear a entrada de leite do Mercosul, especialmente Argentina e Uruguai. O presidente da Fetag alerta que a produção leiteira no Rio Grande do Sul poderá ficar insustentável e pede que os agricultores não façam investimentos neste momento, até porque, ocorre queda no consumo de leite.

Para mudar a mencionada realidade, Carlos Joel da Silva defende que a União faça, de forma urgente, a aquisição de leite do mercado, promova redução de importações e discuta a cadeia leiteira para frente, inclusive com redução de impostos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí