Busca rápidaX


Região precisa vacinar cerca de 330 mil animais a partir de hoje contra a febre aftosa

2 de maio de 2018

Hoje começa, na prática, a campanha de vacinação dos bovinos e búfalos no Rio Grande do Sul contra a febre aftosa. O período estipula o trabalho de primeiro a 31 deste mês, porém ontem foi feriado. Além disso, a campanha termina em 30 de maio, pois dia 31 próximo vai ser feriado de Corpus Christi. Todos os produtores precisam comprar as vacinas. Em Ijuí, a comercialização acontece nas agropecuárias Girassol, Dal Ros e Agrovel.

Cada dose custa pouco mais de 1 real e 60 centavos, porém os frascos são apenas de 10 ou 50 doses. O supervisor da Coordenadoria Regional da Agricultura, com sede em Ijuí, Emilio Stum, esclarece que os agricultores podem se organizar em grupos e adquirir o medicamento anti-aftosa de forma conjunta, para reduzir custos.Porém, as notas fiscais precisam ter os nomes de todos os produtores.

As notas fiscais devem ser apresentadas nas Inspetorias Veterinárias até dia 7 de junho. Dentre os 29 municípios da Coordenadoria de Agricultura, sediada em Ijuí, precisam ser imunizados em torno de 330 mil animais, a grande maioria de bovinos. Em Ijuí, por exemplo, são cerca de 23 mil e 300 animais; Bozano, 5 mil e 900, mesmo número de Coronel Barros.