Busca rápidaX

Regiões de Santo Ângelo, Cruz Alta e Santa Rosa obtém indicação de bandeira laranja da Covid

20 de novembro de 2020

As regiões de Santo Ângelo, Cruz Alta e Santa Rosa obtiveram indicação de bandeira laranja à próxima semana, referente à Covid-19. Com isso, as três regiões evoluem, pois nesta semana estão em classificação vermelha.

Apesar do retorno à bandeira laranja, os níveis de risco ainda são bastante elevados nas três áreas, com incidência de registros de hospitalizações e de ocupações por Covid agravantes. 

Confira a nota técnica do Estado para a macrorregião missioneira

Nesta rodada do Distanciamento Controlado, das quatro regiões Covid da Macrorregião Missioneira, apenas a região de Ijuí obteve média final com avaliação de bandeira vermelha com base na mensuração dos 11 indicadores. As regiões Covid de Santo Ângelo, Cruz Alta e Santa Rosa obtiveram bandeira laranja.

Apesar do retorno destas três regiões à bandeira laranja, os níveis de risco ainda são bastante elevados, com incidência de registros de hospitalizações e de ocupações por Covid agravantes. Os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias aumentaram 16,1%, passando de 112 para 130 na macrorregião (somando as quatro regiões Covid).

Com relação a SRAG, enquanto há 7 dias atrás havia 62 internados, a quantidade de pacientes reduziu para 59 no último dia. No caso de leitos clínicos, o número de pacientes passou de 99 para 92, redução de 7%. E com relação aos internados por Covid-19 em leitos de UTI, verificou-se uma queda de 6%, passando de 54 para 51 pacientes.

O indicador relacionado a capacidade de atendimento melhorou no comparativo dos valores entre as semanas, porém mantendo-se ainda na bandeira preta. O percentual de pacientes confirmados para Covid-19 em leitos de UTI, com relação aos leitos livres, diminuiu, mas o nível é considerado de risco muito alto. Enquanto na semana passada havia 0,72 leitos de UTI livres para cada leito de UTI ocupado por paciente Covid-19, nesta semana o indicador passou para 0,76.

No comparativo do número de leitos livres de UTI no último dia para atender Covid-19 entre as duas quintas-feiras, verifica-se uma estabilização no número de leitos de UTI livres para atender Covid-19, mantendo-se em 39 leitos, obtendo bandeira amarela no indicador.

Portanto, com as variações nos números de internados e na velocidade do avanço da doença, os dois indicadores macrorregionais que mensuram número de pacientes internados em UTI (por SRAG e por Covid-19) e o indicador de internados em leitos clínicos (Covid-19) obtiveram bandeiras amarelas. Os indicadores de capacidade de atendimento e de mudança na capacidade de atendimento, mensuradas pela macrorregião, obtiveram bandeira preta e amarela, respectivamente.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!