Busca rápidaX

MANCHETES

Regiões de Santo Ângelo e Santa Rosa criam comitês para cogestão de bandeiras Covid-19

23 de agosto de 2020

As regiões de Santo Ângelo, Santa Rosa e Palmeira das Missões foram pré-classificadas para seguir na classificação vermelha para esta semana. Isso porque, essas regiões tiveram aumentou de hospitalizações por Covid-19, óbitos em razão da doença e falta de leitos em hospitais.

A região de Santo Ângelo no sistema de distanciamento controlado apresentou recurso para tentar voltar à bandeira laranja. A região alega que o número de óbitos pela doença está baixo e ainda quer a revisão dos dados de internações em UTI, também por Covid-19. 

Amanhã, no final da tarde, após análise dos recursos, o Estado vai divulgar as bandeiras definitivas para esta semana, cujo período vai vigorar de terça-feira até dia 31 deste mês. Por outro lado, a região de Santo Ângelo criou o comitê para atuar na cogestão do sistema de bandeiras do governo gaúcho.

Porém, como está em fase de implementação, possivelmente para esta semana o comitê não poderá propor mudanças em relação às regras do Estado. O comitê regional tem possibilidade de sugerir normas mais brandas em relação à Covid-19, mesmo numa região de bandeira vermelha, segundo avaliação de critérios técnicos de cada local.

A região de Santa Rosa também implantou o comitê. A decisão foi tomada na quinta-feira passada. O coordenador é o médico epidemiologista, Luiz Antônio Benvegnú, que também atua como vice-prefeito de Santa Rosa. Benvegnú entende que o comitê poderá fazer análise mais detalhada dos aspectos da Covid-19 na região.

Conforme a Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste, com sede em Santa Rosa, a indisponibilidade de leitos clínicos e de UTI COVID, deixa a região muito apreensiva, visto o aumento de casos do novo coronavírus. Uma das sugestões é implantar novos leitos de UTI, através de rateio entre os municípios e empresas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí