Busca rápidaX

Regra 0-0 garante 75% dos municípios da região 13 na bandeira laranja para Covid-19

17 de julho de 2020

Pela primeira vez desde a implantação do sistema de distanciamento controlado, devido à Covid-19, iniciativa do governo gaúcho, a região 13, de Ijuí, ingressa na indicação de bandeira vermelha, o que significa alto risco para a doença.

A divulgação da prévia da nova rodada de bandeiras, para o período de 21 a 27 deste mês, ou seja, próxima semana, aconteceu no final da tarde de hoje, 17. Agora, os municípios e regiões têm até as 6 horas de domingo, 19, para apresentar recursos junto ao Estado, caso queiram tentar reverter as bandeiras.

Segunda-feira, 10, o Executivo gaúcho vai avaliar os argumentos e anunciar se aceita ou não, com a definição da bandeira que passará a vigorar na terça-feira, 21. A região de Ijuí tenta permanecer na bandeira laranja, um pouco mais branda.

Segundo a secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, a região de Ijuí teve piora em dois índices: hospitalizações confirmadas por Covid-19 e número de leitos disponíveis de UTI. Com isso, na chamada média ponderada de todos os itens monitorados, Ijuí e os municípios da região ingressaram, por pouco, na classificação vermelha do sistema de bandeiras. Os municípios já anunciaram que vão apresentar recurso.

No entanto, caso a região 13 não consiga êxito no decreto e seja confirmada na bandeira vermelha para a próxima semana no distanciamento controlado, 15 dos 20 municípios automaticamente poderão permanecer na bandeira laranja, ou seja, com regras mais brandas. Isso é possível em municípios que não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores por Covid-19 nos últimos 14 dias.

Dessa maneira, os municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Campo Novo, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Humaitá, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada, Panambi, São Martinho, São Valério do Sul e Sede Nova estão garantidos na bandeira laranja, que já vigora. Apenas Ijuí, Catuípe, Crissiumal, Pejuçara e Santo Augusto passariam para a bandeira vermelha.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí