Busca rápidaX


Regras mais rígidas e multa pelo não uso de máscaras: mudanças no RS a partir de hoje

8 de março de 2021

A alta incidência da Covid-19 no Rio Grande do Sul, com superlotação de pacientes em hospitais e mortes pela doença, faz com que o governo estadual prorrogue a vigência da bandeira preta no sistema de distanciamento controlado até dia 21 deste mês. Além disso, a cogestão regional se mantém suspensa, também, até pelo menos 21 de março. Já a suspensão geral de atividades não essenciais, entre 20 horas e 5 horas da madrugada seguinte, fica vigente até o próximo dia 31. No entanto, se houver redução de casos de Coronavírus e internações, a cogestão poderá voltar a funcionar em 22 de março.

Com a cogestão, os municípios têm a possibilidade de adotar protocolos mais brandos, até o limite da bandeira imediatamente anterior. As regras para funcionamento de empresas e demais segmentos seguem praticamente as mesmas da semana passada. Porém, houve algumas mudanças. Por exemplo, os supermercados seguem abertos, mas só podem vender itens essências, como alimentos e bebidas. Eles não podem comercializar, por exemplo, produtos eletroeletrônicos. Esse tipo de mercadoria precisa ser retirado das prateleiras ou cobertos.

O comércio de itens não essenciais está permitido pela modalidade tele-entrega. São considerados essenciais os bens relacionados à alimentação, à saúde e à higiene da população. As agências bancárias atendem via agendamento. Os clientes, porém, podem ir a qualquer momento nos caixas eletrônicos. No geral, o serviço público recebe a população, mas existem exceções. Um dos casos diz respeito aos escritórios da Corsan, que estão fechados. Para serviços, os usuários devem acessar o site corsan.com.br ou redes sociais da estatal.

A prefeitura de Ijuí também atende, mas as pessoas devem evitar aglomeração. A principal mudança no decreto do Estado é que a partir de hoje quem não utilizar máscara ou usar de forma incorreta, poderá ser multado em 2 mil reais e, em caso de reincidência, o valor dobra.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí