Busca rápidaX

MANCHETES

Champs Elysees

Replantio da soja deve chegar a cerca de 70 mil hectares na região de Ijuí

3 de dezembro de 2018

Se, por um lado, o plantio da soja na safra deste ano está mais avançado na região de Ijuí do que a safra passada, desta vez o replantio da oleaginosa é bem maior. Isso ocorre em função de fortes chuvas que causaram compactação do solo, além de fungos que prejudicam as sementes.

Dados do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, apontam que já houve necessidade de replantio de 8 a 10% da área de soja dentre os 44 municípios de abrangência do órgão, o que significa entre 65 mil e 70 mil hectares. A extensão de replantio em cada município depende da quantidade de chuva.

O agrônomo da Emater, Gilberto Bortolini, frisa que em alguns casos já aconteceu o terceiro plantio de soja na mesma lavoura. Isso geralmente ocorre, pois os agricultores replantaram logo em seguida ao primeiro plantio, após a morte de plantas e com solo muito molhado, momento em que tinha muita pressão de fungos.

Bortolini alerta que é preciso aguardar tempo ideal até diminuir a umidade nas lavouras, cuja tendência também é de reduzir a pressão de fungos. Ele ainda observa que o replantio de soja é recomendado em áreas onde ocorreu morte de 30 a 40% das plantas.

Na média geral, o escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, constata morte de 20 a 40% da oleaginosa. Com o replantio bastante extensivo nesta safra, existe certa falta de sementes de soja no mercado, por isso, muitos produtores encontram dificuldade em comprar o produto.

Compartilhar
  • 81
  •  
  •  
  •  
  •  
    81
    Shares
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!