Busca rápidaX


“Restaurantes e quadras esportivas podem ser fechadas se não liberar as escolas privadas”, diz Secretário

14 de outubro de 2020

A FAMURS, Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, pediu uma audiência com o Governador do Estado Eduardo Leite (PSDB) para discutir uma portaria que atribui à retomada das atividades escolares em instituições particulares a outras flexibilizações já vigentes no Estado.

Conforme o Secretário de Governo de Ijuí Telmo Alves o governador faz uma espécie de ‘chantagem’ aos municípios. Em síntese, ele quer que as escolas da rede privada sejam liberadas para o funcionamento, sob pena de revogar decretos que liberam práticas esportivas e funcionamento de restaurantes e bares com música ao vivo, por exemplo.

Alves disse, durante entrevista à Rádio Progresso, que aguarda pelo posicionamento da FAMURS para propor alguma atitude ao poder Executivo de Ijuí, em relação ao tema. “As escolas municipais e estaduais não retomam este ano. A briga do Governo do Estado é para liberar as particulares. Uma espécie de chantagem”, disse o Secretário. Há várias semanas em Bandeira Laranja, o município de Ijuí tem promovido ações que embasam a retomada de várias atividades, entre eles eventos, bares e restaurantes com música ao vivo.

Conforme o Secretário Telmo Alves, as quadras espotavas, que também foram liberados para o funcionamento, poderão ser fechadas por decisão do Estado. Questionado o porquê dessa linha seguida pelo governo Estadual o Telmo Alves disse que “O governador entende que; se as pessoas podem frequentar Restaurantes e jogar Futebol, podem voltar às aulas”. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí