Busca rápidaX

MANCHETES

Restrições de Bandeira Preta passam a vigorar neste Sábado(27)

27 de fevereiro de 2021

Passou a vigorar, a partir de hoje,27, o decreto do Governo do Estado que coloca o Rio Grande do Sul em Bandeira Preta, que indica rico altíssimo de contágio por Coronavírus. O documento emitido pelo Governador Eduardo Leite (PSDB) aponta algumas mudanças nas regras gerais de restrições no funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais.

A partir do decreto, o comércio varejista e atacadista não essencial permite tele-entrega e teleatendimento, com presença de um trabalhador, com máscara, para cada 8m² de área de circulação. O atendimento na porta fica proibido. O comércio essencial, por exemplo, Farmácias, Supermercados e Portos de Combustíveis, pode funcionar com atendimento ao público até as 20h, quando deve fechar para atender a suspensão geral e temporária de atividades, que vigora pelo menos até as 5h do dia 2 de março.

Obras de construção de edifícios, infraestrutura e serviços de construção podem operar com 75% dos trabalhadores. No decreto anterior, as obras só poderiam ocorrer quando fossem relacionadas à pandemia (por exemplo, ampliação de alas hospitalares). Com isso, a restrição se equivale ao nível da bandeira vermelha. O mesmo vale para reformas particulares em apartamentos ou casas. Serviços de manutenção e reparo também estão permitidos (por exemplo, conserto de elevadores).

Lojas de materiais de construção são consideradas serviço essencial e podem funcionar até as 20h, com atendimento presencial ou tele-entrega, pague e leve e drive-thru. Depois das 20h, somente por tele-entrega, enquanto vigorar o decreto de suspensão geral de atividades.

Outra mudança diz respeito aos Templos religiosos. Esses vão poder funcionar com limite de até 10% do teto de ocupação ou máximo de 30 pessoas. Até então, na bandeira preta, missas e serviços religiosos não podiam ter atendimento ao público e comportar apenas 25% dos trabalhadores para captação de áudio e vídeo das celebrações.

O decreto que coloca o Rio Grande do Sul em Bandeira Preta segue em vigor até o dia 07 de Março.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!