Busca rápidaX


MANCHETES

Resultado da Consulta Popular no Corede Norc deverá confirmar redução de votos

9 de setembro de 2019
Confira o roteiro de assembleias regionais

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, espera para hoje a divulgação dos números sobre a votação na Consulta Popular deste ano, cujo pleito aconteceu de quarta a sexta-feira da semana passada.

O presidente do Corede, Nélson Thesing, antecipa que os dados deverão confirmar redução de votação num comparativo com o mesmo processo de 2018. Ele enumera quatro fatores para esta diminuição. Um deles é o passivo de 30 milhões de reais ainda da Consulta Popular do ano passado que o Estado precisa pagar para todo Rio Grande do Sul, o que leva a certo descrédito dos eleitores. Além disso, neste ano o processo não incluiu as áreas de educação, saúde e segurança pública.

Por outro lado, o valor total de 20 milhões de reais para todo Estado foi muito baixo em relação aos 80 milhões da Consulta Popular de 2018. Com isso, para o Corede Noroeste Colonial coube apenas 628 mil reais.

No entanto, Nélson Thesing entende que a grande vitória da Consulta Popular deste ano passa pela manutenção do processo, iniciativa do governo estadual, o que promove a prática da cidadania através do voto.

Thesing acredita que dos três projetos que estavam na lista de votação da Consulta Popular deste ano, na área dos 11 municípios do Corede Noroeste Colonial, os dois mais votados foram em relação às micro e pequenas empresas e para agricultura. As duas demandas mais votadas vão dividir os 628 mil reais e atender, de forma igualitária, os 11 municípios da região de Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí