Busca rápidaX


MANCHETES

Resultado de três anos de monitoramento na soja será apresentado nesta quinta em Catuípe

26 de fevereiro de 2019

 Nesta quinta-feira (28/02) tem dia de campo em Catuípe. O evento vai mostrar o resultado de três anos de monitoramento de pragas e doenças na lavoura de soja de João Cezar Dalla Corte Sobrinho e Marcos Manica, localizada na comunidade Santa Tereza.

 Nas últimas três safras, os proprietários passaram a monitorar, pelo menos, uma vez por semana a lavoura, durante o ciclo da soja. O monitoramento é orientado por técnicos da Emater/RS-Ascar. A iniciativa faz parte do Projeto Lavoura de Resultado.

 Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, que abrange 44 municípios das regiões Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, há cinco propriedades monitoradas, além de Catuípe, nos municípios de Cruz Alta, Ibirubá, São Martinho e Tenente Portela. No Rio Grande do Sul, o monitoramento alcança aproximadamente 50 propriedades rurais.

 Projeto

O Projeto Lavoura de Resultado foi implementado no Rio Grande do Sul em 2015 e é resultado da parceria entre Massey Ferguson, Embrapa e Emater/RS-Ascar. Na época, o coordenador do Projeto, assistente técnico estadual em Soja, Alencar Rugeri, apontou o que teria motivado sua criação.  “A Helicoverpa foi a gota d’água que nos fez buscar estratégias de controle de pragas e doenças”, disse  Rugeri, referindo-se à lagarta que causou graves prejuízos econômicos aos produtores de soja, na safra 2012/2013.

 O Dia de Campo Projeto Lavoura de Resultado tem o apoio da Prefeitura de Catuípe, AgroCentro Agropecuária e VanAss Sementes.

 

Fonte: Emater-Ascar/RS