Busca rápidaX

MANCHETES

Retorno do transporte coletivo em Ijuí e permissão de funcionamento parcial do comércio: as decisões do Executivo

27 de março de 2020

O Executivo de Ijuí vai permitir o funcionamento do comércio, a partir da próxima segunda-feira, 30, mas apenas com sistema de plantão. Trata-se de flexibilização do decreto que vigora nos últimos dias, referente à medidas contra o coronavírus.

O anúncio foi feito pelo prefeito, Valdir Heck, no final da tarde de ontem durante entrevista coletiva na prefeitura. Porém, Valdir Heck esclareceu que haverá permissão de abertura de alguns segmentos do comércio ijuiense, com restrito número de funcionários e com método de atendimento que evite aglomeração de pessoas. Além disso, os estabelecimentos terão que ficar de portas fechadas e autorizar o acesso de poucos clientes por vez.

Hoje à tarde a prefeitura vai divulgar novo decreto com detalhes sobre quais segmentos de empresas poderão funcionar. Antecipadamente já se sabe que haverá permissão para trabalho, em regime de plantão, por exemplo, de lojas de vestuário, calçados e eletrodomésticos, ainda óticas, ou seja, do setor varejista.

Os restaurantes ijuienses também poderão voltar a atender a partir de segunda-feira que vem, mas com lotação máxima de 50% da capacidade e com mesas distantes dois metros umas das outras. Continuam proibidos de funcionar estabelecimentos como academias e centros de treinamento, clubes sociais, igrejas, clínicas de massagem e estética, bares, pubs, casas noturnas, conveniências, comércio de bebidas, museus, auditórios e bibliotecas.

A rede hoteleira de Ijuí também segue fechada, pelo menos nos próximos sete dias. O decreto foi reavaliado ontem, visto que terminou o prazo de uma semana previsto para o fechamento e suspensão de alguns serviços no município.

Até agora somente podem atuar os serviços essenciais e com restrição, o que vai ser ampliado na segunda-feira que vem, com mais alguns setores do comércio. No entanto, o prefeito, Valdir Heck, alertou que se as normativas de higiene e aglomeração de pessoas não forem respeitadas, o Executivo poderá voltar atrás e novamente determinar o fechamento do comércio.

Pessoas dos grupos de risco, por exemplo, quem possui 60 anos de idade ou mais, grávidas e doentes crônicos ficarão impedidos de trabalhar na reabertura parcial do comércio. Também foi anunciado na entrevista coletiva de ontem, na prefeitura ijuiense, a permissão para que os ônibus da Medianeira Transportes Urbanos voltem a circular com o transporte coletivo urbano de Ijuí a partir de hoje.

De hoje até domingo, os coletivos poderão transitar em horários de maior movimento de pessoas, ou seja, entre 6 e 9 horas e 30 minutos, 11 e 30 e 14 horas, ainda das 17 e 30 às 20 horas. Na próxima segunda-feira os ônibus da Medianeira vão poder circular em outros horários, visto o retorno parcial do funcionamento do comércio.

Os coletivos não poderão ocupar mais que 50% da capacidade máxima e a higienização deverá ser reforçada, por parte da administração da empresa de transporte. Além disso, apenas usuários que pagam passagem têm acesso aos ônibus do transporte urbano ijuiense.

Não é válido, neste momento, o passe livre, utilizado na maioria das vezes por idosos. Aliás, pessoas com 60 anos ou mais não poderão utilizar os ônibus da Medianeira. Essa proibição também vale para grávidas e pessoas integrantes de outros grupos de risco, e vai seguir até a próxima quinta-feira, dia 2 de abril, com a vigência do novo decreto.

Para ingressar nos coletivos, os passageiros terão que apresentar documento de identificação. Os coletivos da Medianeira ficaram sem transitar por sete dias em Ijuí e, com as alterações feitas ontem, nesta manhã já estão em operação.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!