Busca rápidaX

Reunião deverá confirmar adiamento da Expo-Ijuí e Fenadi será virtual

22 de julho de 2020
Nilo Leal concorre à reeleição para presidente

Possivelmente nesta quinta-feira, 23, haverá decisão por suspender a realização da Expo-Ijuí/Fenadi deste ano no mês de outubro, em razão da pandemia da Covid-19 que impede aglomerações. O tema vai ser tratado numa reunião amanhã pela manhã, na prefeitura, com início às 10 horas. Haverá presença do próprio Executivo, Associação Comercial e Industrial, União das Etnias de Ijuí e representação do Conselho de Gestão da Expo-Ijuí.

O presidente da ACI, Nilo Leal da Silva (foto), adiantou que está praticamente certo que a programação não vai acontecer de 9 a 19 de outubro, como está previsto, e haverá discussão sobre possibilidade de efetuar a Expo-Ijuí em novembro. No entanto, se não ocorrer em novembro, então a feira deste ano vai ser cancelada.

Nilo Leal observou que nos últimos dias a ACI recebeu várias orientações do Ministério Público sobre noções para realização de eventos. Além disso, com o aumento constante de casos da Covid-19, o presidente da ACI de Ijuí ressalta que fica praticamente inviável desenvolver a Expo em outubro.

Fenadi Virtual

Já o presidente da Ueti e da Fenadi, Nélson Casarin, disse nesta manhã para a RPI que está definido que a Fenadi presencial não vai ocorrer neste ano. Porém, haverá a Fenadi Virtual, que está em organização entre a própria Ueti e a Unijuí.

A tendência é que a programação acontece de 12 a 19 de outubro em local ainda a ser definido. Uma das possibilidades é desenvolver no salão de atos do campus da Unijuí, em Ijuí. Porém, Nélson Casarin frisa que presencialmente vai ter apenas participação de algumas pessoas que representam entidades e com atenção para distanciamento entre os presentes. O público em geral vai acompanhar através da internet, por redes sociais.

A sugestão é ter programação virtual todas as noites, das 19 às 22 horas, com depoimentos, resgate cultural, dentre outras atividades. A primeira noite deverá ter a presença virtual do governador, Eduardo Leite, ainda do presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, também da secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo. Na área física de onde vai ser transmitida a Fenadi Virtual a ideia é contar com as embaixatrizes das etnias ijuienses, representantes do poder público e de segmentos.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!