Busca rápidaX

Reunião nesta segunda-feira, 26, debaterá grande número de atendimentos na UPA de Ijuí

25 de agosto de 2019
Prédio da UPA de Ijuí

O prefeito de Ijuí, Valdir Heck, vai se reunir nesta segunda-feira, 26, com o secretário municipal de Saúde, Josias Pinheiro, e também com a equipe gestora da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – inaugurada há cerca de um mês defronte o ginasião de esportes.

Valdir Heck disse que tem observado, nos últimos dias, algumas reclamações sobre atendimento, fruto da procura excessiva da população. Como se trata de um projeto diferenciado e novo, dentro da área municipal, chama atenção o número para além do normal de pessoas que buscam esse atendimento, o que sobrecarrega os servidores que ali atuam.

O prefeito ijuiense afirma que a UPA segue rigorosamente as orientações de funcionamento, conforme as normas do Ministério da Saúde. Porém, se tornou preocupante para a administração municipal. Depois de constatar que em alguns dias o número de atendimentos supera mais de 200 pessoas, isso até certo ponto causa estranheza, segundo Valdir Heck, ou é fruto do atual período do ano, quando aumenta a procura por serviços de saúde, visto problemas respiratórios ou pulmonares.

Heck ainda acredita que essa grande procura na UPA possa também se tratar de problema cultural, em que a população de Ijuí confunde que a Unidade de Pronto Atendimento não é para serviços básicos, o que é prestado pelos ambulatórios, mas sim para urgências e emergências. Na última terça-feira, 20, a UPA de Ijuí completou um mês de funcionamento.

De acordo com o coordenador do órgão, Edgar Moi, nos primeiros 30 dias foram realizados 6.380 atendimentos, o que representa média de mais de 200 acolhimentos por dia. Deste total, somente 900 pacientes representavam casos de urgência e emergência, o que corresponde a 17%.

 Segundo Edgar Mói, falta entendimento das pessoas sobre o local onde a comunidade deve procurar atendimento, o que deve ser feito nos ambulatórios. A grande procura por atendimentos de saúde não é exclusividade da UPA ijuiense.

A emergência do Hospital de Caridade de Ijuí, que também atende pelo SUS, registra, neste período de inverno, aumento considerável de serviço. Os casos são variados, mas com grande número de pessoas com resfriado ou situações pulmonares, principalmente crianças e idosos. Essa situação se tornou diária. Hoje pela manhã, por exemplo, também havia grande movimento no plantão do HCI por atendimentos.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!