Busca rápidaX

Reunião para transição na Segurança Pública apresenta principais dados da Polícia Civil

28 de dezembro de 2018

Nesta quinta-feira (27), o Chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, recebeu a futura Chefe de Polícia, delegada Nadine Farias Anflor, para uma reunião de transição, apresentando os principais dados da instituição.

O primeiro tema objeto da reunião foi o efetivo da Polícia Civil, que, atualmente, é de 4982 policiais. Wendt destacou que, em 2018, foram realizados concursos para 1200 vagas de escrivães e inspetores e 100 de delegados, já estando em andamento curso de formação para 400 agentes.

Wendt falou sobre o programa de policiais civis aposentados, informando que há 47 policiais aposentados aprovados para trabalhar em vagas administrativas no DPI, DPM, DTIP, DAP, CSP, Chefia e SSP. O delegado Emerson destacou que há, ainda, vagas em aberto, permitindo que seja feito um novo edital para retorno de mais policiais aposentados.

O Subchefe de Polícia, delegado Leonel Carivali, falou sobre a Valorização Profissional, com ênfase para o trabalho desenvolvido Comitê de Valorização Profissional (CVP), destacando algumas das medidas já adotadas como o protocolo para as honras fúnebre, a premiação às Boas Práticas, as medalhas de mérito e os Jogos da Polícia Civil.

Outro tópico da reunião foi a infraestrutura da Polícia Civil, que conta com 564 órgãos policiais, com destaque para a recente criação de seis delegacias especializadas. Ainda sobre a infraestrutura, é importante destacar as criação das Delegacias de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Dracos), que foram implementadas a partir da transformação de Defrecs, Delegacias de Transito e Delegacias Distritais em Dracos.

A restruturação operacional da Polícia Civil também foi pauta da reunião, sendo o ponto de destaque a criação da Coordenadoria de Recurso Especiais (CORE) e do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV). Ainda no que ser refere à reestruturação operacional, o Chefe de Polícia apresentou os números de armas e viaturas adquiridas nos últimos anos.

Wendt destacou a importância da tecnologia no auxílio à Inteligência Policial com a utilização da solução Cellebrite e de Licenças de softwares da IBM para produção de conhecimento. Com relação à tecnologia da informação, o Chefe de Polícia falou sobre o Inquérito Eletrônico, a Delega Online, o Pré-registro de ocorrências, bem como sobre a aquisição de computadores.

Wendt apresentou o Programa Reestruturar e as reformas realizadas com recursos oriundos do Ministério Público do Trabalho.

Além disso, o Chefe de Polícia referiu alguns projetos institucionais, dentre eles o Museu da Polícia Civil, a criação de uma Divisão Anticorrupção e das Delegacias de Polícia de Repressão aos Crimes do Sistema Penitenciário e Especializa do Torcedor e Grandes Eventos.

Dando sequência à reunião foram abordados os focos de atuação da Polícia Civil no combate ao Roubo a Bancos, Furto Abigeato, Tráficos de Drogas, Crimes Patrimoniais, e Homicídios e Lavagem de Dinheiro. Quanto ao combate à Lavagem de Dinheiro, importante destacar o valor de R$ 190.805.000,00 em bens constritos. Por fim, Wendt destacou que em 2018 foram realizadas mais de 900 operações policiais e presas mais de 13 mil pessoas e apreendidas quase 4 mil armas.

Após a apresentação, a futura Chefe de Polícia, delegada Nadine Farias Anflor, agradeceu a disponibilidade da atual gestão em prestar as informações e ressaltou a importância de dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado, aprimorando-o cada vez mais.

Participaram da reunião o Chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, a futura Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, o Subchefe de Polícia Delegado Leonel Carivali, o futuro Subchefe de Polícia, delegado Fábio Motta Lopes, o Chefe de Gabinete, delegado Marcelo Hartz, a Diretora do DAP, delegada Elisangela Bastiani, o Delegado Regional de Porto Alegre, delegado Eduardo Hartz, o Diretor do GIE, delegado Cristiano Castro, a Diretora da DCM, delegada Greta Anzanello, a Diretora da Diplanco, delegada Andrea Mattos.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Polícia Civil RS
error: Conteúdo protegido!