Busca rápidaX

Rio Grande do Sul recebe novos grupos de imigrantes venezuelanos

19 de agosto de 2019

Quase um ano após a chegada dos primeiros imigrantes venezuelanos ao Rio Grande do Sul, mais dois grupos chegaram ao estado no último fim de semana, trazidos de Roraima. Conforme o Exército, 41 chegaram na sexta-feira (16) e mais 89 vieram no domingo (18).

Mais 10 serão trazidos na terça-feira (20), para Canoas. Entre os que já chegaram, foram recebidos em Porto Alegre e, depois, enviados para cidades da Região Metropolitana e interior.

Parte delas foi acolhida pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). O diretor da entidade, pastor Landerson Santana, explica que há dois anos a agência participa dos encaminhamentos de imigrantes no Brasil e, no RS, está desde junho.

“Nosso projeto funciona buscando emprego para essas pessoas. Hoje tenho 3 mil cadastros em Roraima. Ajudamos como se fosse uma equipe de RH, fazemos uma intermediação”, afirma Santana. Dezoito imigrantes, por exemplo, trabalharão em um supermercado em Rio Grande, no Sul do RS.

“A gente recebe, se precisa a gente paga dados móveis para eles se comunicarem. Mostramos escolas públicas, postos de saúde”, descreve Santana. Ainda de acordo com ele, entre os acolhidos pela ADRA estão uma mulher cujo marido já estava no Rio Grande do Sul, junto com seus dois filhos.

Além de Rio Grande, os imigrantes também foram levados a Tapejara, Tramandaí, Gramado, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Esteio, diz o Exército.

Fonte: G1