Busca rápidaX

Rota do Yucumã quer informações sobre complexo hidrelétrico que poderá prejudicar área turística em Derrubadas

1 de agosto de 2019

A preocupação com a preservação do Parque Estadual do Turvo e a visibilidade do Salto do Yucumã, no município de Derrubadas, permeia discussões do Consórcio Rota do Yucumã. Terça-feira a entidade realizou assembleia em Santo Augusto. Representantes dos 32 municípios da Rota debateram a retomada das tratativas políticas para o andamento do projeto de construção do Complexo Hidrelétrico Garabi/Panambi.

O complexo faz parte dos projetos hidrelétricos planejados para a bacia do rio Uruguai. O receio é que a usina Garabi/Panambi afete o Parque Estadual do Turvo a e visibilidade do Salto do Yucumã. Por mais que a cota da usina fique alguns metros abaixo do nível do Salto do Yucumã e o reservatório não atinja diretamente a visibilidade das quedas, foi levantada a preocupação sobre como vai se comportar o escoamento da água do rio.

Haverá inundações em terras do Rio Grande do Sul e também na Argentina. No Rio Grande do Sul, o complexo vai ser construído em áreas dos municípios de Garruchos e Alecrim. Atualmente a visibilidade das quedas no Salto do Yucumã já está vulnerável à operação do conjunto de usinas que existem no Rio Uruguai, de forma mais direta a usina Foz do Chapecó.

Após amplo debate, foi unânime entre os presentes a necessidade de informações mais precisas sobre o projeto e o posicionamento em defesa do Salto do Yucumã. Desta forma, nos próximos dias será encaminhada a solicitação destas informações aos órgãos competentes.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Rota do Yucumã