Busca rápidaX

MANCHETES

Rotary Club de Ijuí realiza neste sábado testes rápidos de Hepatite C

25 de julho de 2019

O Rotary Club de Ijuí vai realizar neste sábado (27) um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, com o objetivo de quebrar o silêncio sobre a doença e diagnosticar portadores do vírus que podem desconhecer a situação em que se encontram. A equipe do Rotary realizará os testes na Praça da República, Posto Central de Saúde e UPA 24H.

A ação ocorre através da parceria entre a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, Secretaria Municipal de Saúde e Ratary Club de Ijuí.

A coordenadora do Serviço Especializado da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Missio, destaca a importância desse tipo de ação, tendo em vista que a hepatite é uma doença assintomática (não exibe sintomas), o que dificulta seu diagnóstico. “A descoberta da doença geralmente acontece em fases mais avançadas,  que dificulta o tratamento e, na maioria das vezes, faz com que o paciente fique dependente de transplante de fígado”, observa.

De acordo com dados das organizações de saúde, há mais de 400 milhões de pessoas infectadas no mundo com o vírus das hepatites B e C, o que daria para lotar pelo menos 10 mil estádios de futebol e, somente 5% dos casos, acabam sendo diagnosticados. “A hepatite C mata duas vezes mais do que a Aids”, observa. Outro dado destacado pela enfermeira foi o de que no ano passado, somente nos Estados Unidos, a doença  Tipo C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas.

A boa notícia, segundo da Coordenadora do Atendimento Especializado, é que se descoberta a tempo, a hepatite tem cura. “Por isso essa campanha, que acontece simultaneamente em 50 países de dois continentes – África e América. Pessoas com mais de 40 anos precisam ser testadas ao menos uma vez na vida”, afirma. Os testes realizados durante o mutirão são gratuitos.

Os dados de Ijuí, segundo Ana Missio, apontam  185 pacientes cadastrados na rede pública de Saúde de Ijuí,  considerado baixo índice, em torno de 0,22%. “O quadro pode ser mais relevante e a ampliação do número de diagnóstico será de suma importância para o desenvolvimento da estratégia de ação em termos de saúde pública”, afirma.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!