Busca rápidaX

RS tem 405 municípios infestados pelo Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e febre chikungunya

21 de abril de 2021

Dos 497 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, 405 estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite  doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. Os dados são do último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Estadual da Saúde. Na região estão incluídos nessa situação o município de Ijuí, que registrou 13 casos da doença esse ano, além de Três Passos, Tenente Portela, Bom Progresso, Barra do Guarita, Crissiumal, Chiapetta e Sede Nova.

Nas últimas semanas, o número de confirmações de doenças transmitidas pelo mosquito deixou o Estado do Rio Grande do Sul em alerta. Além de duas mortes por dengue confirmadas, uma em Santa Cruz do Sul e outra em Erechim, também existe um surto de chikungunya em São Nicolau onde já foram confirmados mais de 40 casos da doença.

Um dos motivos para o aumento da presença do mosquito é a sazonalidade. A circulação do inseto costuma aumentar nos meses de outubro a abril, mas este pode não ser o único motivo. De acordo com a Coordenadora do Programa Estadual de Vigilância e Controle do Aedes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado, Carmen Gomes, a pandemia também pode ter contribuído para maior circulação do mosquito, já que ela influencia no trabalho dos agentes de controle de endemia.

Fonte: Editado de Observador Regional