Busca rápidaX


MANCHETES

RS terá roteiro turístico da erva-mate a partir de setembro

3 de fevereiro de 2020
Foto: Folha do Mate

Deve ser lançada em setembro uma rota turística que proporcionará conhecer desde a rotina de produtores até a industrialização da erva-mate no Rio Grande do Sul. A iniciativa nasceu do Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate, da Secretaria da Agricultura.

Segundo Ilvandro Barreto de Melo, engenheiro agrônomo da Emater-RS e coordenador técnico do programa, a rota ainda está em fase de construção, mesmo que alguns municípios já recebam turistas em virtude da identificação com a produção da matéria-prima do chimarrão.

O roteiro inclui municípios do Alto Uruguai, Alto Taquari, Nordeste, Planalto, Missões e Vale do Taquari. Melo afirma que os turistas poderão conhecer desde o cultivo à gastronomia. “Você faz uma imersão no mundo da erva-mate no contexto econômico, social e ambiental. A isso se somam os atrativos turísticos locais” reforça Ilvandro.

A iniciativa, conforme a secretaria de agricultura, é uma forma de atrair, além de turistas de fora do Estado, gaúchos que, mesmo apreciando a bebida, nunca tiveram a oportunidade de conhecer um local de produção de erva-mate. A definição dos roteiros deve ser finalizada até março, quando será iniciado estudo técnico, e o lançamento deve ocorrer em setembro.

O Rio Grande do Sul tem cerca de 36 mil hectares cultivados com erva-mate e possui 200 indústrias ervateiras. Além disso, o produto está presente em 120 países e hoje o Brasil exporta para 33 destinos no Exterior.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí / Emater RS