Busca rápidaX

MANCHETES

Santo Ângelo já registra 170 casos da doença diarreica aguda. Maioria são crianças

20 de outubro de 2021

O secretário de Saúde de Santo Ângelo, Flávio Christensen, confirmou que o municipio contabilizou até a manhã desta quarta-feira (20) o registro de 174 casos da doença diarreica aguda.

Conforme Flávio, foi feita de coleta de amostras de água para análise no Laboratório Central do Estado e também da secreção de pacientes. São casos de diarreia bacteriana e o causador pode ser o norovírus, o que já foi detectado em outras regiões do Estado.

Os casos estão sendo registrados nos hospitais e na UPA. A grande maioria das pessoas acometidas são crianças. As internações hospitalares são curtas, mais para hidratação. A maioria dos pacientes é medicada e vai se recuperar em casa.

A Vigilância Epidemiológica local já elaborou um plano de ação, incluindo as testagens e o monitoramento das famílias com casos registrados.

O secretário acredita que em dez ou 15 dias a situação deve arrefecer.  Ele acredita que o vírus está circulando na água. Mas lembra que pode ocorrer a contaminação de pessoa para pessoa ao dividir talheres ou copos.

A recomendação é para que as pessoas usem água filtrada ou fervida para consumo ou para lavar os alimentos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí