Busca rápidaX

MANCHETES

Saque emergencial do FGTS começa a ser liberado a partir do dia 29 de junho

13 de junho de 2020

A Caixa Econômica Federal confirmou, neste sábado (13), a liberação da consulta do saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), de até R$ 1.045 por trabalhador, na próxima segunda (15), para quem tem conta ativa (do emprego atual) ou inativa (de empregos anteriores) no Fundo.

O novo saque estava previsto na Medida Provisória nº 946, publicada no dia 17 de abril. A medida é mais uma tentativa do governo para minimizar o impacto do novo coronavírus na vida financeira da população.

Os trabalhadores também poderão consultar o valor do saque emergencial disponível e a data em que o valor será creditado na poupança digital pelo site oficial, pelo número de telefone 111.

O anúncio foi feito por Pedro Guimarães, presidente da instituição, em transmissão ao vivo pelos perfis da Caixa no YouTube e no Facebook.

O valor do saque dependerá do saldo que o trabalhador tiver na sua conta do FGTS no momento.

A partir do dia 19 de junho, os trabalhadores vão poder utilizar o app FGTS para consultar o valor ao saque, ver a data que será creditado, optar por não fazer o saque e solicitar o desfazimento após o crédito automático.

O saque será 100% digital em contas abertas na Caixa. A expectativa é de que 55 milhões de conta estão previstas para serem abertas.

Inicialmente, a expectativa era de que o dinheiro do FGTS estaria disponível para saque a partir de segunda-feira. Guimarães ressaltou, no entanto, que essa informação nunca foi confirmada pela caixa.

“Em nenhum momento havia a ideia de se pagar 60 milhões de pessoas em um único dia. É uma questão operacional porque atualmente oito em cada 10 brasileiros estão recebendo algum benefício neste momento”, disse Guimarães.

Os valores começam a ser depositados nas contas digitais no dia 29 de junho para os trabalhadores nascidos em janeiro. O calendário será de acordo com o mês de nascimento dos brasileiros.

Na primeira fase de pagamentos, que começa no dia 29 de junho, os valores ficam disponíveis apenas para crédito em conta digital. Já o calendário de saques e transferências começa quase um mês depois, em 25 de julho.

Segundo Guimarães, a expectativa é de que sejam disponibilizados R$ 37,8 bilhões em saques do FGTS para 60 milhões de brasileiros.

“A cada semana realizaremos o crédito na conta digital aberta pela Caixa. Sempre às segundas-feiras, com exceção do dia 8 de setembro, porque dia 7 é feriado. Teremos, a partir do dia 29, pelas próximas 12 semanas a cada segunda-feira, 5 milhões de brasileiros recebendo esse depósito e terão o saque sendo permitido a partir de cada sábado”, destacou Guimarães

Calendário do saque emergencial do FGTS
Veja as datas para crédito em conta poupança digital:

Nascidos em janeiro: 29 de junho
Nascidos em fevereiro: 6 de julho
Nascidos em março: 13 de julho
Nascidos em abril: 20 de julho
Nascidos em maio: 27 de julho
Nascidos em junho: 3 de agosto
Nascidos em julho: 10 de agosto
Nascidos em agosto: 24 de agosto
Nascidos em setembro: 31 de agosto
Nascidos em outubro: 8 de setembro
Nascidos em novembro: 14 de setembro
Nascidos em dezembro: 21 de setembro

Veja as datas que o dinheiro estará disponível para saque e transferência:

Nascidos em janeiro: 25 de julho
Nascidos em fevereiro: 8 de agosto
Nascidos em março: 22 de agosto
Nascidos em abril: 5 de setembro
Nascidos em maio: 19 de setembro
Nascidos em junho: 3 de outubro
Nascidos em julho: 17 de outubro
Nascidos em agosto: 17 de outubro
Nascidos em setembro: 31 de outubro
Nascidos em outubro: 31 de outubro
Nascidos em novembro: 14 de novembro
Nascidos em dezembro: 14 de novembro

O trabalhador que não deseja realizar o saque deve informar pelo aplicativo do FGTS com pelo menos 10 dias de antecedência da data prevista do crédito.

Fonte: R7.