Busca rápidaX

Saúde pública em Ijuí vai contar com recursos de R$ 84 milhões em 2020

2 de janeiro de 2020

A Secretaria Municipal da Saúde de Ijuí vai contar com recursos de aproximadamente R$ 84 milhões para 2020. O valor destinado pelo Executivo será utilizado na contração e qualificação dos profissionais, da área. Parte dos recursos também serão investidos na construção das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS) dos bairros Boa Vista, Modelo e Erval, que devem ser entregues a comunidade no decorrer de 2020. A informação é do titular da pasta, secretário Josias Pinheiro.

Além disso, em 2020 a Secretaria vai continuar investindo na informatização e acessibilidade a informação. Pinheiro comenta que uma novidade deve ser lançada nos próximos dias: um aplicativo que vai permitir que as pessoas acessem informações como consultas e históricos de atendimento, através do aparelho celular, o que segundo Josias, vai trazer mais conforto aos pacientes. “Apenas não será possível agendar consultas através do aplicativo porque acreditamos que ainda é fundamental esse contato direto entre pacientes e funcionários, mas a novidade vai trazer mais agilidade no atendimento” afirma o secretário.

Sobre a rede de atendimento público em Ijuí, a primeira e principal meta, segundo Josias Pinheiro, é a de preencher a lacuna de profissionais médicos em todas as Unidades Básicas de Saúde. Pinheiro destaca que o concurso público previsto para ocorrer neste ano em Ijuí vai contar com a contratação de novos profissionais, porém, até lá, a pasta precisa manter a qualidade no atendimento.

Outra meta para 2020, apontado pelo secretário como principal gargalo que a saúde enfrenta, é a questão das referências regionais e o transporte de pacientes a municípios vizinhos. Pinheiro relatou que, em 2019, foram mais de 230 viagens à capital do estado e mais de 1300 deslocamentos a outros municípios do interior, ultrapassando 11 mil pacientes transportados a outras cidades.
Segundo Josias, este é um número muito elevado, que poderia ser reduzido se Ijuí oferecesse melhor estrutura. Pinheiro cita como exemplo a luta que o Hospital Bom Pastor enfrenta junto ao governo do estado, para que a casa de saúde possa oferecer procedimentos oftalmológicos, um dos principais motivos das viagens a outros municípios.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!