Busca rápidaX


MANCHETES

Secretária da Saúde alerta para possibilidade de casos de dengue no Rio Grande do Sul

24 de janeiro de 2019
Presidente do Cosems-RS, Diego Espíndola entregou relatório à secretária de saúde Arita Bergmann

A secretaria estadual de saúde está em alerta no Rio Grande do Sul. A preocupação é com a dengue e outras doenças causadas pelo mosquito transmissor Aedes Aegypti. Em Panambi, nesta semana, houve a confirmação de três casos de dengue clássica. Segundo dados divulgados pela secretária Arita Bergmann, 319 municípios do Estado estão infestados com o mosquito. Por isso, ela alerta e solicita aos municípios para focarem na prevenção às doenças, com uma atuação contundente da vigilância ambiental e de agentes comunitários.

“Nós estamos muito preocupados. Porque o verão , quente e com muita chuva, cria um ambiente favorável para que o mosquito se reproduza. Então nós queremos e fizemos um chamamento hoje ao Cosems para que os municípios reforcem as ações de vigilância ambiental, especialmente em relação ao aedes, porque as doenças são conhecidas e são de risco, e ao mesmo tempo um chamamento para que a comunidade faça o seu papel, que é também cuidar dos ambientes, para que não tenha condições propícias para que o mosquito se multiplique”, explica a secretária de saúde, Arita Bergmann.

Nesta quarta-feira (23), a secretaria da saúde anunciou que vai repassar R$ 2.473.550,95 para 232 municípios gaúchos realizarem ações de combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A liberação dos recursos faz parte da Operação Verão do Governo do Estado. Também foi informado o repasse de verbas de urgência e emergência, prontos atendimentos 24 horas e hospitais de referência da região litorânea, que somam cerca de R$ 1,2 milhão. O objetivo é reforçar os serviços em locais que registram aumento populacional neste período do ano.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí