Busca rápidaX


Secretaria da Saúde de Ijuí poderá fazer convênio com farmácias para vacinação contra a gripe

23 de março de 2020

Começa hoje em todo o Brasil a campanha de vacinação de grupos de risco contra a gripe. A iniciativa, pelo SUS, vai seguir até 22 de maio. A imunização vai abranger grupos de risco. Nesse ano, o trabalho vai ocorrer por etapas.

Até 16 de abril haverá imunização apenas de pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde. A partir de 16 do próximo mês vai ter inclusão de professores de escolas, trabalhadores da área de segurança pública e pessoas com doenças crônicas.

Na terceira etapa, de 9 de maio em diante, haverá inclusão dos demais grupos de risco, ou seja, crianças, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, indígenas, presos e funcionários do sistema prisional.

A partir de 9 de maio, a vacina contra a gripe pelo SUS também vais ser liberada para pessoas entre 55 e 59 anos e portadores de necessidades especiais. Esses dois grupos são novidades a partir deste ano.

A imunização vai proteger contra dois vírus da gripe A e um tipo da gripe B. Todos os 20 municípios da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, terão vacinas, especialmente, nos ambulatórios centrais.

Em Ijuí, haverá medicamento contra a gripe nos 13 ambulatórios que possuem salas de vacinas. A responsável pelo setor de imunizações da secretaria da Saúde de Ijuí, Salester Ruver, alerta que em razão de medidas de prevenção contra o coronavírus, a equipe de trabalho da pasta está reduzida.

Com isso, destaca que a vacinação poderá ser um pouco mais lenta e, se necessário, haverá distribuição de senhas. Ela pede que as pessoas não tenham tanta pressa em se vacinar para evitar aglomerações.

Especialmente idosos precisam comparecer em horários com menos fluxo de pessoas, por exemplo, à tarde. Por outro lado, a secretaria de Saúde de Ijuí avalia a possibilidade de estabelecer convênio com farmácias que possuem salas de vacinas, para que as farmácias também disponibilizem a imunização pelo SUS. Isso é possível através de decreto publicado pelo governo gaúcho.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí