Busca rápidaX

Secretaria da Saúde de Ijuí reúne equipe para tratar sobre medicamentos à Covid-19

15 de julho de 2020
Sede da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí

A secretaria da Saúde de Ijuí passa a disponibilizar alguns medicamentos alternativos para tratamento de casos da Covid-19. Trata-se da cloroquina, ivermectina e azitromicina, que o município já oferece para outros problemas de saúde, mas que estão no centro do debate mundial sobre utilização ou não em pacientes com o novo coronavírus.

O secretário, Marco Atkinson, disse que ontem houve reunião com a equipe de saúde da pasta, ou seja, médicos, demais profissionais, ainda integrantes da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – e representantes do Centro de Triagem para a Covid-19, este último setor existente no ginasião de esportes de Ijuí.

O encontro serviu para encaminhar tratativas justamente sobre o uso das mencionadas medicações. Atkinson reforçou que a secretaria da Saúde de Ijuí não vai ter protocolo sobre os medicamentos para a Covid-19, ou seja, cabe a cada médico da rede municipal de saúde prescrever para os pacientes ou não.

Até porque, segundo Marco Atkinson, se refere a tratamento precoce e não existe decisão unânime da área científica sobre a real eficácia dos produtos ao novo coronavírus. Além disso, o secretário da Saúde de Ijuí esclareceu que o paciente precisa concordar com o uso da cloroquina, ivermectina ou azitromicina.

Por outro lado, durante entrevista nesta manhã na RPI, Atkinson comentou sobre o segundo óbito pelo novo coronavírus que ocorreu em Ijuí. Disse que o paciente, mesmo jovem, pois tinha 38 anos, estava acamado em razão de sequelas de outros problemas de saúde.

Frisou que essa morte aconteceu no momento em que Ijuí constata redução nos novos casos da Covid-19 e alerta que em nenhum momento se pode relaxar com medidas de combate à pandemia. O segundo óbito por Covid-19 em Ijuí aconteceu às 6 horas de hoje no Hospital de Caridade de Ijuí.

O homem de 38 anos tinha dado entrada na casa de saúde na quinta-feira passada. Ontem à tarde o HCI recebeu resultado do exame do Laboratório Central do Estado que confirmou o novo coronavírus no paciente.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!