Busca rápidaX

MANCHETES

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Panambi discute créditos para setor agrícola

10 de abril de 2021

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi, Rafael Jacques de Oliveira, esteve participando nesta sexta-feira, dia 09 de abril, de uma reunião online com integrantes do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

Na oportunidade foram discutidos diversos assuntos voltados para o setor da Agricultura, como melhorias e agilização no processo de abertura de poços artesianos nas localidades do interior pela parte do Estado; flexibilizações do SUSAF; programa troca-troca de sementes e o Plano Safra 2020/2021. Lançado no dia 17 de junho de 2020, o plano safra está em vigor, trazendo uma previsão de R$ 263,3 bilhões para o financiamento da produção agrícola nacional. As linhas de crédito podem ser contratadas até o dia 30 de junho de 2021.

Uma das proposições apresentadas pelo Secretário Rafael, que representa a Amuplam neste fórum, foi a modificação do volume dos recursos destinados para o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), crédito disponibilizado aos produtores e cooperativas rurais para construção, ampliação, modernização ou reforma de armazéns. O valor disponibilizado para o PCA no plano safra 2019/2020 terminou em 6 meses e aconteceu uma suplementação orçamentária que acabou em uma semana, o que comprova que existe a necessidade de ampliação deste recurso.

“A colheita da soja está perto de ser concluída e a armazenagem continua sendo um dos gargalos principais da agricultura. Segundo dados do IBGE teremos uma safra recorde de 264,9 milhões de toneladas para 2021. Unidades de recebimento, cooperativas, produtores, precisam estar preparados para armazenar toda essa produção” pontua o Secretário.

“Precisamos buscar alternativas para que o produtor possa vender o produto quando o preço está melhor, isto faz o dinheiro ficar no campo. Auxiliar os produtores, cooperativas e empresários do agronegócio, reuniões como esta, são fundamentais para expor as problemáticas enfrentadas pelo setor”, conclui o secretário Rafael.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Assessoria de Imprensa
error: Conteúdo protegido!