Busca rápidaX

MANCHETES

Secretaria de Educação de Ijuí aguarda manifestação oficial e demais detalhes sobre volta as aulas

2 de setembro de 2020

A secretaria de Educação de Ijuí aguarda manifestação da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul sobre a proposta do Estado para retomada das aulas presenciais. Segundo o secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, de qualquer forma o município está na bandeira vermelha do distanciamento controlado da Covid-19, o que dificulta pensar em reiniciar atividades escolares.

Lizot ainda frisou que cada educandário precisa ter o plano de contingência aprovado pelo COE – Centro de Operações de Emergência – do município. Algumas escolas já encaminharam o projeto, inclusive instituições de ensino particulares.

Eleandro Lizot destacou que o plano de contingência das escolas precisa ter uma série de medidas de segurança contra o novo coronavírus, por exemplo, máscaras, demais equipamentos de proteção individual e devido distanciamento entre alunos e professores.

Ontem, o governo gaúcho apresentou para a Famurs a ideia de retomada das aulas presenciais. A sugestão é que na próxima terça-feira reinicie atividades com a Educação infantil. Já dia 21 de setembro haveria retomada com os Ensinos Superior e Médio, no entanto, a rede estadual retorna apenas em 13 de outubro.

O Estado ainda propõe que os anos finais do Ensino Fundamental retome aulas presenciais dia 28 de outubro, e os anos iniciais dia 12 de novembro. A Famurs manifestou que não é favorável a volta às aulas neste momento, em razão da pandemia. A entidade municipalista também reforçou que o calendário de retorno deveria ser invertido, ou seja, não começar pelas crianças de 0 a 5 anos. Desta forma, a rede estadual retornaria primeiro.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí