Busca rápidaX

Secretaria de educação de Santo Ângelo promove atividade de degustação do cardápio escolar

2 de março de 2020
Foto: Rodrigo Bergsleithner

Após a abertura do ano letivo da rede municipal de ensino, o Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) realizou a análise dos produtos da agricultura familiar que integram a merenda escolar dos mais de 6 mil alunos das 41 escolas no município de Santo Ângelo, com a atividade de degustação, visando analisar e acompanhar a qualidade dos gêneros alimentícios oferecidos aos estudantes. Neste ano, 46 agricultores participaram da chamada pública que contou com acréscimo de alimentos no cardápio escolar. 

O secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, o Nanaco, ressalta que a SMEd executou o Programa Nacional de Alimentação Escolar garantindo uma alimentação de qualidade e cada vez mais saudável a todos os estudantes da rede municipal de ensino. “Atendemos as necessidades nutricionais dos alunos e estamos formando novos hábitos alimentares com a melhoria do cardápio. Para este ano, a Secretaria de Educação adquiriu novos jalecos e aventais para as cozinheiras da rede municipal de ensino”, disse. 

46 AGRICULTORES PARTICIPARAM DA CHAMADA PÚBLICA

Conforme a nutricionista da SMEd, Andressa dos Santos Hegele, 46 agricultores participaram da Chamada Pública neste ano. “No ano passado foram 40 agricultores participantes. Para este ano, foram acrescentados o suco de laranja, melancia, melão e bebidas lácteas”, informou. 

Conforme a nutricionista da SMEd, Kerli Saragozo Cavalheiro, desde o ano passado foram elaborados cardápios de acordo com a faixa etária dos estudantes e com a orientação junto às escolas municipais de Santo Ângelo. 

O cardápio contou com o aumento na quantidade de frutas e a inserção do suco integral de uva, cachorro-quente, peixes, sanduíches e cucas, bebidas lácteas no cardápio escolar. “Desde o ano passado, foram inseridos na alimentação escolar alguns itens para melhorar o sabor e a qualidade das refeições como, por exemplo: alho, pimentão, temperos verdes, canela em pó, cravo da Índia e abóbora cabotiá.

No ano passado, a SMEd investiu R$ 1.621.551,95 na Alimentação Escolar, com a aplicação de 41% deste valor na compra de alimentos da agricultura familiar, contemplando 40 pequenos produtores rurais. 

 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo
error: Conteúdo protegido!