Busca rápidaX

Secretaria de Meio Ambiente de Ijuí monitora associações de catadores em razão da pandemia de Covid-19

20 de maio de 2020

Com a pandemia do novo coronavírus, uma das preocupações da secretaria de Meio Ambiente de Ijuí se refere ao trabalho das associações de catadores de materiais recicláveis. Segundo o secretário, Antenor Weiller (foto), o trabalho de separação do lixo nos galpões das associações segue normalmente, porém, com equipamentos de proteção e distanciamento entre pessoas.

Já os catadores integrantes dos grupos de risco estão afastados e recebem cestas básicas da secretaria de Assistência Social de Ijuí. Se houver aumento de casos de Covid-19 em Ijuí, a secretaria municipal de Meio Ambiente vai suspender o repasse de material reciclável para as associações e destinar para outro local, a fim de ser dado encaminhamento adequado.

Já existe estudo por parte da assessoria jurídica da prefeitura sobre possibilidade de auxílio financeiro para as famílias que atuam na reciclagem. A preocupação existe porque o lixo pode estar contaminado com a Covid-19.

Diante disso é fundamental que as pessoas não descartem as máscaras no lixo seco, ou seja, o produto precisa ser colocado junto com o lixo orgânico. Inclusive, há registro da presença de máscaras e fraldas no lixo seco que vai para as associações.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí