Busca rápidaX

Secretaria de saúde de Cruz Alta centralizou unidade de coleta de exame para detectar Covid-19

21 de julho de 2020
Foto: Assessoria de imprensa Secretaria de saúde de Cruz Alta

Desde segunda-feira (20) a Administração Municipal de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Saúde organizou e centralizou uma unidade de Coleta de RT-PCR Covid, exames para detecção do coronavírus, na cidade. A Unidade está localizada em anexo a Estratégia de Saúde da Família – ESF Centro, situada na avenida Venâncio Aires, 2149, no subsolo com entrada lateral.

Serão coletadas amostras RT-PCR Unicruz e Lacen, conforme os protocolos indicados. As coletas ocorrerão por agendamento das ESF’s. No período da manhã, o agendamento é realizado com a telefonista no número 3322-5092 e pela tarde com a Maria Emília do Núcleo de Auditoria e regulação (NAR) no número 3324-2366.

Esta unidade de coleta tem como objetivo atender o aumento da demanda de testagens de RT-PCR e viabilizar a logística de coleta e envio. Com a Unidade de Coleta centralizada as equipes das ESF’s poderão ampliar os atendimentos preventivos, visitas domiciliares e demais demandas da rede básica.

Nos casos excepcionais (quando realmente a pessoa não puder ir até a unidade de coleta) poderão ser realizados na unidade pelo médico (a), enfermeiro (a) ou odontólogo (a) e comunicado para o grupo de recolhimento de amostras até as 14h. Serão deixados dois kits em cada unidade caso haja essa necessidade.

Nos primeiros dias a solicitação será por um formulário simples que será enviado por e-mail para as unidades. Logo estarão disponíveis novos formulários de solicitação e agendamentos pelo SIMUS. As coletas serão realizadas conforme escala pelos profissionais odontólogos e auxiliares de consultório odontológico.

Já na próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde iniciará com mais uma unidade de Coleta, que será na Estratégia de Saúde da Família do bairro Conceição – ESF Bonini, localizada na Rua Pedro Fumagali, 670. Porém o agendamento neste caso, não será liberado para a população, será a equipe da unidade de saúde que agenda a coleta e informa a data e o horário ao paciente.

Vale ressaltar que os testes rápidos seguem sendo realizados nas Esf´s, a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde alerta que ao apresentar sintomas o cidadão procure a sua unidade de saúde imediatamente. A SMS de Cruz Alta conta com 21 unidades de saúde da atenção básica e 1 UPA, com equipes completas para atendimento à população. Essa é a orientação desde o início da Pandemia, se apresentou sintomas, procure atendimento de Saúde, não espere o agravamento dos sintomas.

Lembrando que de acordo com o boletim epidemiológico da última segunda-feira (20) foram realizados 3.069 testes, sendo eles: 1.731 são testes rápidos/SUS, 730 testes laboratórios privados, 474 RT-PCR/Lacen e 134 RT-PCR/Unicruz.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura de Cruz Alta