Busca rápidaX

MANCHETES

Secretaria de Saúde de Panambi normatiza o transporte dos pacientes SUS

8 de outubro de 2021

Devido ao aumento no número de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam do transporte municipal para consultas médicas em Panambi, a secretaria de saúde do município editou o decreto número 116/2021 de 03 de setembro, o qual dispões sobre a regulação do serviço de transporte dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no município
A regulação e o agendamento são efetuada junto ao Setor de Frotas/Remoção, localizado nas dependências do Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt.
Para acessar ao serviço de transporte supracitado, o familiar, responsável ou paciente, deverá se cadastrar junto ao Setor de Frotas/Remoção, e ao receber o deferimento poderá efetuar o agendamento prévio com antecedência de 48 horas para o devido procedimento de saúde. Porém, a partir do momento em que começou a vigorar a norma em tela, não será mais agendado por telefone, somente pessoalmente e mediante a comprovação do tratamento ou consulta. Por telefone será possível somente confirmar a data e horário da necessidade de deslocamento, pois o Setor de Frotas/Remoção precisa organizar a escalas dos motoristas um dia antes do deslocamento necessário.
Outra mudança necessária e importante é que está sendo disponibilizado transporte para marcação de exames e consultas no CACON (Ijuí/RS) para o paciente, não cabendo mais aos motoristas proceder o devido agendamento. Também é importante salientar, que as retiradas de medicação do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) só serão feitas através da solicitação/autorização da Coordenadora do Centro de Especialidades a Enfermeira Silmara Getelina, responsável pelo serviço.
A Coordenação do Setor de Frotas/Remoção solicita aos pacientes e/ou familiares que efetuam agendamento, que compareçam na data e horário agendado, caso não consigam comparecer avisem antecipadamente, assim também caso a consulta seja desmarcada é de suma importância informar ao serviço de transporte, auxiliando sobremaneira o planejamento, em especial o tipo de veículo a ser utilizado para o devido deslocamento. Pede-se, também, para que as pessoas respeitem o horário agendado de saída, lembrando que o transporte inicia seu deslocamento partindo do Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt, junto a Sala de Acolhimento.
O paciente que apresentar dificuldade de locomoção ou for idoso, poderá contar com um acompanhante para conduzi-lo durante o deslocamento até o local do devido tratamento. Cabe aos familiares providenciar as condições físicas favoráveis ao acesso, como rampas ou portas adequadas para macas e outras que se fizerem necessárias, para que a locomoção até o veículo da saúde, seja realizado com segurança e da forma adequada.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!